Fotografias soltas do Parente da Refóias (http://www.refoias.net)

A Cascata do Barbelote


Cascata do Barbelote - Fóia - Monchique
Quando inverna, a Cascata do Barbelote mostra a sua beleza

Num inverno chuvoso como o actual, a Cascata do Barbelote, na encosta norte da Fóia, toma proporções inusitadas. E brinda-nos com um espectáculo só possível no seguimento de chuvadas prolongadas.

Para quem não disponha dum todo-o-terreno, é penoso chegar lá em baixo, debaixo de chuva, e regressar ao ponto de partida. Mas vale bem a pena.

2 responses

  1. Ana

    BOm dia! Eu gostaria de visitar a cascata do barbelote e o Penedo do Buraco e o Barranco dos Pisões. Poderia dar-me algumas indicações de como chegar lá? Não tenho GPS.
    Obrigado

    26/03/2011 às 12:18

    • Para chegar à Cascata do Barbelote, leia os comentários do post ‘A Cascata do Barbelote’ em:
      http://refoista.blogspot.com/2010/02/cascata-do-barbelote.html
      Quanto ao Barranco dos Pisões, saia de Monchique pela Quinta do Viador, passe pela Alcaria do Peso e, cerca de 1 km mais abaixo encontrará o Plátano Centenário Classificado e o Moinho do Poucochinho. É aí mesmo.
      Para o Penedo do Buraco, para facilitar, vá ao cimo da Fóia, desça para norte, passando ao lado da pequena barragem da Cruz da Fóia, e vá sempre descendo em direcção à Portela das Eiras. Pelo caminho, passará pela Cascata do Penedo do Buraco. Mas, note que se trata duma pequena cascata com águas efémeras e, dependendo da época do ano, pode não ter caudal.
      Disponha sempre.

      28/03/2011 às 11:35

Deixe um comentário